Atos 20:1 -6
Atos 20:1 -6

Atos 20.1 -6: Através da Macedônia e Grécia 

 

20:1a / Parece que logo após o tumulto causado pelo ourives, Paulo saiu de Éfeso, partindo para a Macedônia. As palavras de encorajamento que ele dirigiu aos crentes, antes de partir, teriam tido a mesma natureza das que ele endereçou a seus líderes alguns meses mais tarde (w. 17-35). Eleja estava determinado "em seu espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia" (19:21), mas teria partido mais cedo do que intencionara, em parte por causa do tumulto e em parte por causa de sua ansiedade relativa à situação de Corinto. Aqueles foram anos tempestuosos, os do relacionamen­to de Paulo com os coríntios. Haviam repudiado sua autoridade; nem suas cartas nem as visitas de Timóteo pareciam ajudar. Em desespero, portanto, Paulo havia enviado Tito a Corinto com outra carta (que se perdeu), na esperança de que a mensagem ou o mensageiro pudesse trazer a igreja de volta à lealdade a Paulo. O apóstolo já não conseguia esperar o retorno de Tito. Assim, cheio de ansiedade e talvez também fisicamente doente (2 Coríntios l:8ss.), Paulo partiu para Trôade na esperança de encontrar Tito. Paulo pregou ali "o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor" (2 Coríntios 2:12; veja a disc. sobre 14:27). Todavia, o coração de Paulo não estava lá. Ele não poderia sossegar enquanto não recebesse notícias de Tito. Visto que Tito deixou de comparecer ao encontro em Trôade, Paulo resolveu prosseguir até a Macedônia (2 Coríntios 2:13).

20:lb-3a / Lucas inicia a narração da história neste ponto, dando uma breve nota sobre o que pode ter sido um prolongado "avanço missionário" através da província da Macedônia (veja a disc. sobre 8:4 quanto ao verbo "andou por"). Deve ter sido grande alegria para Paulo rever os velhos amigos. Entretanto, essa viagem apresentou uns problemas (2 Coríntios 7:5), e sempre houve aquela preocupação perturbadora pela igreja em Corinto. O alívio de Paulo foi sem limites, portanto, quando ele se encontrou com Tito e recebeu boas novas daquela igreja (2 Coríntios 7:6s.). Da Macedônia, Paulo poderia ter ido ao Ilírico (cp. Romanos 15:19, porém não fica claro a partir dessa referência se ele pregou mesmo no Ilírico, ou se simplesmente a indicou como marcando o limite ocidental do mundo oriental que, até agora, tinha sido sua esfera; veja a disc. sobre 17:10).

Seja como for, ele foi por fim à Grécia (v. 2; talvez significando a província da Acaia, mas Lucas na verdade emprega a palavra Grécia [Hellas], única vez que ocorre em Atos), fazendo de Corinto sua base durante o inverno.

20:3b / Como Paulo estivesse preparando-se para a viagem à Síria (veja a disc. sobre 18:18), descobriu-se uma trama contra sua vida. O plano talvez fosse atacá-lo a bordo do navio, de modo especial se o barco estivesse repleto de peregrinos judeus para a páscoa ou o Pentecoste, ou mesmo no porto abarrotado de gente de Cencréia, antes de o navio partir. Não se dá a razão. Pode ter sido uma continuação de seus muitos problemas anteriores com os judeus (cp. 18:12ss.), ou simplesmente porque ele carregava dinheiro para a igreja de Jerusalém. Assim, em vez de partir de navio, Paulo partiu por estrada através da Macedônia, pelo mesmo caminho que tomara três meses antes.

20:4 / Os nomes dos companheiros de viagem de Paulo estão cuida­dosamente anotados, talvez porque fossem delegados oficiais nomeados por suas respectivas igrejas; deveriam viajar com o apóstolo e apresentar a coleta. Sópatro talvez seja o Sosípatro de Romanos 16:21, que estava com Paulo em Corinto quando este escreveu aquela carta. Ele era o delegado da igreja da Beréia. A referência a seu pai pode significar que ele era conhecido dos leitores de Lucas. Aristarco havia sido mencionado antes, em 19:29, como uma das vítimas do tumulto. Ele e Segundo representavam a igreja de Tessalônica. Gaio e Timóteo eram gaiatas, a menos que aceitemos o texto ocidental, que descreve Gaio como "o doberiano", em vez de "o homem de Derbe", e neste caso Gaio era outro macedônio e presumivelmente outra vítima do tumulto, ao lado de Aristarco (19:29). Doberus era uma cidadezinha macedônia perto de Filipos. Tíquico é bem conhecido por causa das últimas cartas, como correio de Paulo para a Ásia (Efésios 6:21; Colossenses 4:7; cp. 2 Timóteo 4:12; Tito 3:12). Ele e Trófimo representavam as igrejas da Ásia. E provável que ambos fossem efésios. É certo que Trófimo era efésio, e por causa disto tornou-se o motivo não proposital da prisão de Paulo em Jerusalém (21:29; veja também 2 Timóteo 4:20). O próprio Paulo pode ter assumido a responsabilidade pelo dinheiro levantado pelas igrejas da Acaia, embora isso não tenha sido sua intenção original (1 Coríntios 16:3).

É estranho que a igreja de Filipos não seja mencionada, mas Lucas, que aparentemente se uniu ao grupo em Filipos, pode ter sido o repre­sentante de Filipos. Há uma dificuldade, e esta é que o grupo só partiu para Filipos no último instante. Mas esse problema fica resolvido se entendermos que havia muito maior movimentação e discussão do que Atos registra, e que Lucas pode ser "o irmão cujo louvor está espalhado por todas as igrejas", o qual Paulo havia enviado da Macedônia junta­mente com Tito (2 Coríntios 8:18). Tito deveria levar a última carta de Paulo (2 Coríntios) para Corinto e, a seguir, deveria ajudar os coríntios a fazer a coleta. É possível que Lucas tenha levado a contribuição filipense consigo, mas a seguir retornou à Macedônia a fim de fazer os preparativos para sua partida para Jerusalém, como delegado filipense. Poderia ter planejado um encontro com os demais nalgum lugar, ao longo da estrada, de modo que estaria mais ou menos pronto para viajar quando, sem esperar, eles apareceram em Filipos.

20:5-6 / Parece que o grupo todo partiu, iniciando a viagem pela Macedônia. Porém, não é impossível que Paulo tenha viajado sozinho, por terra, enquanto o resto do grupo foi de navio para Trôade. Seja como for, a comitiva dividiu-se em algum ponto (talvez em Filipos, se estives­sem viajando todos juntos); Paulo teria ficado a fim de celebrar os dias dos pães asmos em Filipos (isto é, a páscoa, v. 6; veja a disc. sobre 12:3), enquanto o resto dirigiu-se a Trôade. Ele ainda observava o antigo rito, mas de 1 Coríntios 5:7s. podemos ver um pouco do novo conteúdo que Paulo lhe acrescentava — Páscoa judaica tornava-se a Páscoa cristã. No v. 5 reaparece a narração na primeira pessoa do plural, "nós", dando a entender que Lucas se unira outra vez a Paulo e que juntos atravessaram o caminho entre Neápolis e Trôade (cp. 16:11). Por que Paulo passou uma semana em Trôade quando ele "apressava-se para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecoste" não nos é explicado (v. 16). Talvez não houvesse navios de partida para o sul. O tempo gasto em Trôade deu-lhe a oportunidade de ministrar de novo àquelas pessoas.

 

Notas Adicionais # 52

20:2 / Exortando os discípulos com muitas palavras: Tanto quanto Paulo sabia, ele nunca mais veria aquelas igrejas, pelo que, em sua ausência, sua palavra, que deveria permanecer, seria da maior importância. Esta viagem é o registro das "últimas palavras" de Paulo (vv. 1, 7, 11, 17-35).