Com respeito à data, a atmosfera cultural e política do livro coloca-o com firmeza no primeiro século. Todavia, em que altura desse primeiro século? Alguns advogam um período tardio (90-100 d.C.) sob a alegação de não se tratar de mera crônica de eventos, mas ser claramente o produto de muita reflexão. Atos apresenta uma interpretação da história, o que implica,argumentam alguns, que o autor escreveu de alguma distância temporal deseu assunto. Imaginamos, todavia, se seriam necessários trinta ou quarenta anos para dar ao autor essa perspectiva. Ainda em apoio de uma datação tardia, tem-se afirmado que o livro exibe os interesses e as perspectivas da igreja daquela época posterior. Às vezes tem sido dado a ele o rótulo de um"espírito institucional "primitivo. Mas onde estão as evidências que apoiariam esta afirmativa? Há pouco interesse em regras de fé formuladas de modo estrito, no estabelecimento de uma "doutrina sadia", na doutrina da igreja, no desenvolvimento do ministério da igreja, ou nos sacramentos daigreja, em tudo que caracterizou a "instituição" primitiva, do fim do primeiro século e começo do segundo(21).
Ao contrário, para Lucas a igreja como instituição era notavelmente livre, sendo sua vida comunitária marcada por uma espontaneidade que não encontramos em parte alguma nesse período. "Nem os apóstolos, nem Tiago, exercem direção autoritária sobre a igreja de Jerusalém, e tampouco o fazem Paulo e outros noutras cidades. A igreja não é governada por autoridades institucionais, mas peloEspírito Santo. É o Espírito que consolida a igreja, e a disciplina também, e a purifica, mantendo-a ao mesmo tempo aberta para as sempre novas e misteriosas exigências da vontade de Deus. Não existem sinais de altosacramentalismo"
(22).
A comparação com escritores pertencentes sem qualquer sombra de dúvida ao final do primeiro século e princípio do segundo, como Clemente de Roma e Inácio, demonstra quão longe Lucasestava deles. Verifica-se que Atos respira uma atmosfera diferente. Pertencea outra época, mais próxima dos apóstolos.Alguns autores datam Atos entre 60 e 70 d.C, enquanto outros especificamente o datam de antes da morte de Paulo (parece que ele morreu na segunda metade do reinado de Nero, cerca de 67 d.C), visto que Lucasnão a menciona. Todavia, essa conclusão pressupõe que o interesse primordial de Lucas fosse traçar uma biografia do apóstolo, quando naverdade a principal preocupação do autor era assinalar o progresso doevangelho até Roma. Desde que as Boas Novas houvessem sido anunciadasem Roma, o que teria acontecido a Paulo teria ficado além do escopo daobra (além disso, os eventos relacionados ao apóstolo talvez fossem do conhecimento dos leitores de Lucas), não constituindo um guia seguro comrespeito à data de composição do livro. No entanto, ;i inda que o livrohouvesse sido redigido após a morte de Paulo, aponta uma data não muitodepois desse fato, em vista de Lucas desconhecer o conteúdo das cartas paulinas. Essa datação mais cedo também é convincente por causa dealgumas minúcias históricas, pormenores bem pequenos mas significativos,que seriam quase impossíveis num escritor posterior (veja, p.e., as disc.acerca de 18:1 e 21:38; também Hanson, pp. Xss.). A recordação casual denomes é outra indicação de que Atos foi escrito mais perto da fundação daigreja, e não em época posterior (p.e., 17:5; 19:33; 21:16; 28:11). Levanta-sea pergunta, então: Sim, Atos foi escrito cedo, mas em que ano?A objeção mais forte contra uma data nos anos 60 é o uso que Lucasfez do Evangelho de Marcos, na composição de seu próprio evangelho.1'resumindo-se que a referência em 1:1 diz respeito ao evangelho em suaforma atual, e não a um rascunho preliminar, anterior, antes de Lucas pegar o Evangelho de Marcos (o suposto "Proto Lucas"), temos uma seqüência dedatas relativas: primeiro, Marcos; segundo, o Evangelho de acordo comLucas, e, em terceiro lugar, Atos. Todavia, de acordo com as tradições maisantigas, Marcos não teria sido escrito senão após a morte de Pedro e dePaulo (Irineu,