Criar um Site Grátis Fantástico
Data e Lugar
Data e Lugar

 
 
 Ninguém sabe onde Atos foi escrito, embora muitos tenham arriscado suas suposições. As sugestões incluem Roma, Cesaréia, Antioquia, Éfeso e Corinto. A linguagem do livro, segundo se diz, aponta para um centro em que prevalecia a influência helenística, mas isto pouco nos informa. Quase qualquer grande cidade a leste de Roma caberia  nessa descrição.
 
 
Com respeito à data, a atmosfera cultural e política do livro coloca-o com firmeza no primeiro século. Todavia, em que altura desse primeiro século? Alguns advogam um período tardio (90-100 d.C.) sob a alegação de não se tratar de mera crônica de eventos, mas ser claramente o produto de muita reflexão. Atos apresenta uma interpretação da história, o que implica,argumentam alguns, que o autor escreveu de alguma distância temporal deseu assunto. Imaginamos, todavia, se seriam necessários trinta ou quarenta anos para dar ao autor essa perspectiva. Ainda em apoio de uma datação tardia, tem-se afirmado que o livro exibe os interesses e as perspectivas da igreja daquela época posterior. Às vezes tem sido dado a ele o rótulo de um"espírito institucional "primitivo. Mas onde estão as evidências que apoiariam esta afirmativa? Há pouco interesse em regras de fé formuladas de modo estrito, no estabelecimento de uma "doutrina sadia", na doutrina da igreja, no desenvolvimento do ministério da igreja, ou nos sacramentos daigreja, em tudo que caracterizou a "instituão" primitiva, do fim do primeiro século e começo do segundo(21).
 Ao contrário, para Lucas a igreja como instituição era notavelmente livre, sendo sua vida comunitária marcada por uma espontaneidade que não encontramos em parte alguma nesse período. "Nem os apóstolos, nem Tiago, exercem direção autoritária sobre a igreja de Jerusalém, e tampouco o fazem Paulo e outros noutras cidades. A igreja não é governada por autoridades institucionais, mas peloEspírito Santo. É o Espírito que consolida a igreja, e a disciplina também, e a purifica, mantendo-a ao mesmo tempo aberta para as sempre novas e misteriosas exigências da vontade de Deus. Não existem sinais de altosacramentalismo"
(22).
 A comparão com escritores pertencentes sem qualquer sombra de dúvida ao final do primeiro século e prinpio do segundo, como Clemente de Roma e Inácio, demonstra quão longe Lucasestava deles. Verifica-se que Atos respira uma atmosfera diferente. Pertencea outra época, mais próxima dos apóstolos.Alguns autores datam Atos entre 60 e 70 d.C, enquanto outros especificamente o datam de antes da morte de Paulo (parece que ele morreu na segunda metade do reinado de Nero, cerca de 67 d.C), visto que Lucaso a menciona. Todavia, essa concluo pressue que o interesse primordial de Lucas fosse traçar uma biografia do apóstolo, quando naverdade a principal preocupação do autor era assinalar o progresso doevangelho até Roma. Desde que as Boas Novas houvessem sido anunciadasem Roma, o que teria acontecido a Paulo teria ficado além do escopo daobra (am disso, os eventos relacionados ao apóstolo talvez fossem do conhecimento dos leitores de Lucas), não constituindo um guia seguro comrespeito à data de composição do livro. No entanto, ;i inda que o livrohouvesse sido redigido após a morte de Paulo, aponta uma data não muitodepois desse fato, em vista de Lucas desconhecer o conteúdo das cartas paulinas. Essa datação mais cedo também é convincente por causa dealgumas minúcias históricas, pormenores bem pequenos mas significativos,que seriam quase impossíveis num escritor posterior (veja, p.e., as disc.acerca de 18:1 e 21:38; também Hanson, pp. Xss.). A recordação casual denomes é outra indicação de que Atos foi escrito mais perto da fundação daigreja, e não em época posterior (p.e., 17:5; 19:33; 21:16; 28:11). Levanta-sea pergunta, então: Sim, Atos foi escrito cedo, mas em que ano?A objeção mais forte contra uma data nos anos 60 é o uso que Lucasfez do Evangelho de Marcos, na composição de seu próprio evangelho.1'resumindo-se que a referência em 1:1 diz respeito ao evangelho em suaforma atual, e não a um rascunho preliminar, anterior, antes de Lucas pegar o Evangelho de Marcos (o suposto "Proto Lucas"), temos uma seqüência dedatas relativas: primeiro, Marcos; segundo, o Evangelho de acordo comLucas, e, em terceiro lugar, Atos. Todavia, de acordo com as tradições maisantigas, Marcos não teria sido escrito senão após a morte de Pedro e dePaulo (Irineu,
Contra as Heresias
3.1.1), pelo que c preciso atribuir algumtempo (talvez não muito) para que a obra de Marcos chegasse às mãos de Lucas, e mais algum tempo para que este pudesse redigir seu segundo volume. Na verdade, alguns eruditos acham que passaram-se muitos anos antesdo livro de Atos começar a ser escrito. F. L. Cribbs argumenta em prol destaopinião afirmando que o segundo volume faz muito maior uso de conceitoscomo "testemunha", "sinais", "crer", do que o primeiro(23).
S. G. Wilson também acha que se passou grande tempo, mas apresenta motivos diferentes. Diz este autor: "Parece muito provável, puramente I«nu base na escatologia de Lucas, que este escreveu Atos em épocaconsideravelmente posterior ao evangelho, e que no ínterim, suas idéias se desenvolveram e mudaram"
(24)
. Ainda que entendamos que esses autor esexageraram em sua argumentação, parece-nos muito provável uma data aoredor de 75 d.C; Marcos teria sido escrito no final dos anos 60, ou início dosanos 70, seguindo-se o evangelho de Lucas logo depois.