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Atos 16:1-5
Atos 16:1-5

Atos 16.1-5: Timóteo Une-se a Paulo e Silas 

 

A viagem de regresso de Paulo ao sul da Galácia parece ter sido menos rica de acontecimentos do que sua primeira visita. O único incidente com algum significado, comentado por Lucas, é o ingresso de Timóteo na equipe missionária. Além disso, comenta o autor que a decisão conciliar foi entregue às igrejas dessa região, as quais estavam crescendo em maturidade e em número. Esta seção pode ser considerada o fecho de Lucas para o relato sobre o concilio e, na verdade, fecho para toda a narrativa da abertura da porta da fé aos gentios, iniciada em 13:1 (veja também a disc. sobre 9:31).

16:1-3 / Visto que os missionários vêm de leste, as cidades são mencionadas na ordem inversa da visita anterior: Derbe e Listra (v. 1). O verbo empregado nesta sentença (gr. katantan) implica que permane­ceram algum tempo em cada. Aqui encontraram-se com um jovem (de novo? ) chamado Timóteo. Este nos é apresentado como crente ("Olha! um discípulo chamado Timóteo estava lá", v. 1), e, segundo o v. 2, parece que tinha boa reputação. Encontrar alguém assim, disposto a trabalhar e ansioso por começar, deve ter parecido providencial (veja a disc. sobre 1:10, quanto ao sentido desta exclamação, "olha!"). Mas a decisão de Paulo de incluir Timóteo à equipe missionária também foi orientada pelo bom testemunho que dele recebera através dos irmãos que estavam em Listra e em Icônio (v. 2; cp. 6:3; 1 Timóteo 3:7; cp. também 1 Timóteo 1:18; 4:14; 2 Timóteo 1:6). Assim se iniciou um companheirismo que só terminou com a morte de Paulo; tão grande era o afeto que Paulo o chamava de seu filho (1 Coríntios 4:17; 1 Timóteo 1:2).

Da repetição freqüente da mesma ordem, a Derbe e Listra, parece que o encontro com Timóteo ocorreu em Listra, que seria a cidade natal do jovem (hipótese apoiada pela referência em 20:4, segundo a qual Timóteo evidentemente não era de Derbe). É possível até que Paulo se hospedasse com a família de Timóteo nas ocasiões em que estivesse em Listra. É certo que o apóstolo escreve a respeito da fé da mãe e avó do jovem por conhecimento pessoal (2 Timóteo 1:5). Lucas concorda com Paulo na descrição da mãe de Timóteo como sendo "fiel", acrescentando que ela era judia crente, mas de pai grego (v. 1). Visto que nada se diz ao contrário, temos a impressão de que seu pai seria pagão, e pelo tempo do verbo no v. 3, que já havia morrido. Tais casamentos eram proibidos pela lei judaica (Esdras 10:2), mas quando ocorriam e havia filhos, estes eram considerados judeus (j. Yebamoth 2.6). Fica bem claro que no caso de Timóteo a influência judaica foi predominante (2 Timóteo 3:15). Todavia, por alguma razão — talvez seu pai o impedisse — Timóteo nunca havia sido circuncidado. Isto fazia com que o jovem ficasse numa situação inusitada. Para todos os efeitos e propósitos ele era um judeu, mas impedido de trabalhar eficazmente entre os judeus porque todos sabiam que ele não era circuncidado (v. 3). Assim foi que Paulo o circuncidou (o rito podia ser realizado por qualquer israelita). Isto pareceria estranho à luz do que já discutimos antes; porém, nenhum princípio estava em jogo, como havia sido o caso de 15:1 e Gálatas 2:3. Era uma questão de conveniência, nada mais (cp. 1 Coríntios 7:19; Gálatas 5:6; 6:15).

16:4 / Embora os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e pelos anciãos visassem apenas os cristãos gentios da Síria-Cilícia, os missionários os ensinavam às igrejas do sul da Galácia. A proximidade destas igrejas em relação à Síria, mais o fato de terem sido fundadas a partir de Antioquia da Síria, eram razões suficientes para tal ação (quanto à prática de Paulo noutras cidades, veja a introdução a 15:1-21).

16:5 / A promulgação da decisão do concilio, com respeito à situação dos crentes gentios, recebeu o apoio adicional do ensino apostólico, eliminando-se as dúvidas, e isso resultou em que as igrejas eram fortalecidas na fé (veja a disc. sobre 14:22 quanto a "fé"). O verbo empregado nesta declaração encontra-se noutra passagem de Atos, ape­nas na história da cura do aleijado no templo (3:7, 16;mascp. 15:32, 41, quanto ao mesmo pensamento). Talvez Lucas estivesse sugerindo que as igrejas do sul da Galácia estivessem agora prontas "para caminhar com suas próprias pernas" e aceitar a responsabilidade da evangelização. O fato é que cada dia cresciam em número (veja a disc. sobre 2:47). A semelhança de 6:7 e 9:31, havia uma correlação entre a vida íntima dos crentes e o crescimento externo do número deles.